20/04/2019

Identidade

Sou mosaico humano
emaranhado genético duramente erguido
sou índio
português
africano
italiano

e posso te contar com detalhes
se for de seu interesse
que meus bisavós paternos eram primos
que fugiram de Portugal atrás de casamento no Brasil

dizer que o Floriano do meu sobrenome é italiano
que provavelmente já foi Floriani após a chegada da família
mas que sua origem é Ferriani
e que se refere a uma família de guerreiros da antiguidade

mas não posso te contar da minha origem indígena
só imagino coisas sem nenhuma propriedade ou orientação
não sei a tribo
nem o costume
só sei que o sangue foi tirado
tirado na marra
e que há muita morte em minhas veias
que pulsam com a mesma intensidade
do impedimento histórico em te contar
os detalhes do meu sangue afro
só há manchas
e vazios
e engasgos ensurdecedores

diante do mar tenho saudade e medo
- a travessia não foi fácil para toda a herança que carrego -
dizem dentro de mim
as lembranças que me foram arrancadas antes de nascer

eu não compreendo nada desses sentimentos e não poderia
porque a minha identidade é mosaico
emaranhado genético duramente erguido
a minha identidade não tem voz
nem se concebe
e está mesmo fadada
à sina sinistra
de não se achar.

Nenhum comentário: